A EDUCAÇÃO INTEGRAL NA URSS: EXPERIÊNCIAS DE MAKARENKO NA COLÔNIA GORKI E NA COMUNA DZERJINSKI
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5056Palavras-chave:
Comunas, Educação Integral, Pedagogia SocialistaResumo
O objetivo desse trabalho é discutir a educação integral a partir dos conceitos presentes na produção de Marx e de sua aplicação nas experiências educativas na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas – URSS, dando destaque ao pensamento e às experiências desenvolvidas por Makarenko na Colônia Gorki, especialmente numa de suas comunas, a Comuna Dzerjinski. A educação na URSS buscou aplicar os princípios marxistas de servir a política do proletariado e estar combinada com o trabalho produtivo. Coube um papel de destaque ao trabalho do educador ucraniano que conseguiu unificar o trabalho produtivo à educação intelectual, incluindo a formação política, cultural, artística, além das atividades físicas. Por fim, o trabalho de Makarenko constituiu-se em um exemplo de coerência com os postulados pedagógicos forjados na URSS, que expressaram o objetivo teórico e prático de uma alternativa de superação da sociedade de classes.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.