Fontes para a história da educação

Autores

  • Antonietta d´'Aguiar Nunes

Palavras-chave:

Fontes históricas, História da Educação, Fontes documentais escolares, Construção de fontes

Resumo

O trabalho começa ressaltando o grande desenvolvimento que a História da Educação tem tido no Brasil nos últimos 40 anos, em razão, sobretudo, das pesquisas originadas em cursos de pós-graduação em educação. Por esta razão, torna-se importante discutir a questão de Fontes para História da Educação. Relaciona alguns trabalhos que já o fizeram e passa a conceituar o que seja fonte, fonte histórica, segundo vários historiadores, e fala da sua classificação em primárias e secundárias. Passa então a tratar das fontes para a História da Educação, entendendo educação no sentido amplo e não apenas a nstrução formalizada em instituições escolares. Relaciona especificamente as possíveis fontes documentais escolares. Em seguida, mostra como o pesquisador constrói suas próprias fontes, de acordo com o problema estudado, que podem, depois de encerrada sua pesquisa, ser custodiadas por alguma instituição que as ponha à disposição de outros pesquisadores. Conclui dizendo que o historiador da educação precisa também conscientizar administradores, professores, funcionários da educação para a importância de preservar e organizar a documentação referente a assuntos instrucionais, para que se possa no futuro dispor de fontes fidedignas para a História da Educação.

 

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Publicado

2017-08-22

Como Citar

NUNES, A. d´’Aguiar. Fontes para a história da educação. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 2, n. 2, p. 187-206, 2017. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/506. Acesso em: 22 jul. 2024.