ESTADO, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS FRENTE ÀS DEMANDAS DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5060Palavras-chave:
Estado, Políticas Educacionais, Tecnologias de Informação e Comunicação.Resumo
O presente artigo objetiva analisar o Estado e sua articulação na formulação das políticas educacionais voltadas a inserção das tecnologias digitais na educação. Faz-se um convite à reflexão, no sentido de promover, a compreensão de como o capital age, junto ao Estado, no processo de modelamento das políticas educacionais aos ideais econômicos e suas demandas a conjuntura educacional em face às intencionalidades de reestruturação econômico-produtiva. Adota-se uma análise crítica da tecnologia, considerada a partir do contexto histórico vivido e no conjunto da realidade social no qual é projetada, com o intuito de problematizar sua relação direta com a produção capitalista. Reflete-se sobre a trama de consolidação das TICs na educação demonstrando que a política de inclusão digital apresenta-se como um projeto capitalista de ajuste do Estado brasileiro às pressões políticas dos países hegemônicos para o qual as novas tecnologias atuam em benefício e para promoção do capital, numa busca incessante por novas formas de se solidificar economicamente.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.