A TEORIA NA PRÁTICA É OUTRA: QUEBRANDO PARADIGMAS COM INSTITUIÇÕES QUE FAZEM DIFERENÇA NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5061Palavras-chave:
Educação transformadora, Metodologias Ativas, Prática docenteResumo
Em tempos de globalização, evolução tecnológica e científica que nos assola com mudanças constantes e nem sempre positivas para todos, nos vimos diante da necessidade de se ter uma educação dialógica e libertadora. Principalmente diante de uma práxis dualista, que segrega os que podem estudar dos que não podem, dos que pensam e dos que executam, dos que serão força de trabalho e os que serão donos do capital. Um ensino que está longe de ser educação, porque não visa a formação humana, mas a preparação para ‘mão de obra,’ sem ter satisfação no seu trabalho, porque não percebe o trabalho como princípio educativo. Nesse interim ouvimos dizer que a teoria na prática é outra, desta feita, o objetivo deste trabalho foi buscar instituições que em sua realidade cotidiana trazem propostas educacionais capazes de promover uma educação ativa e, consequentemente propor uma sociedade proativa, e estudantes que participam, colaboram e produzem conhecimento. Escolas de todos os níveis de ensino, públicas e privadas que promovem um pensamento crítico e reflexivo sobre os problemas e desafios de nossa sociedade, transformando o olhar do estudante para seu aprimoramento e da transformação do meio social em que está inserido. Escolas inovadoras, escolas transformadoras e com metodologias ativas que já são realidades, umas que já existiam há muito tempo e outras mais recentes, mas todas buscando a transformação do sujeito através da educação, demonstrando que de fato fazem a diferença na sociedade através da prática realizada no dia a dia educacional.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.