A TEORIA NA PRÁTICA É OUTRA: QUEBRANDO PARADIGMAS COM INSTITUIÇÕES QUE FAZEM DIFERENÇA NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Alex Fernandes da Veiga Machado Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Brasil
  • Ana Paula Lelis Rodrigues de Oliveira Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Brasil
  • Lucimeri Mauricio Ribeiro Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5061

Palavras-chave:

Educação transformadora, Metodologias Ativas, Prática docente

Resumo

Em tempos de globalização, evolução tecnológica e científica que nos assola com mudanças constantes e nem sempre positivas para todos, nos vimos diante da necessidade de se ter uma educação dialógica e libertadora. Principalmente diante de uma práxis dualista, que segrega os que podem estudar dos que não podem, dos que pensam e dos que executam, dos que serão força de trabalho e os que serão donos do capital. Um ensino que está longe de ser educação, porque não visa a formação humana, mas a preparação para ‘mão de obra,’ sem ter satisfação no seu trabalho, porque não percebe o trabalho como princípio educativo. Nesse interim ouvimos dizer que a teoria na prática é outra, desta feita, o objetivo deste trabalho foi buscar instituições que em sua realidade cotidiana trazem propostas educacionais capazes de promover uma educação ativa e, consequentemente propor uma sociedade proativa, e estudantes que participam, colaboram e produzem conhecimento. Escolas de todos os níveis de ensino, públicas e privadas que promovem um pensamento crítico e reflexivo sobre os problemas e desafios de nossa sociedade, transformando o olhar do estudante para seu aprimoramento e da transformação do meio social em que está inserido. Escolas inovadoras, escolas transformadoras e com metodologias ativas que já são realidades, umas que já existiam há muito tempo e outras mais recentes, mas todas buscando a transformação do sujeito através da educação, demonstrando que de fato fazem a diferença na sociedade através da prática realizada no dia a dia educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alex Fernandes da Veiga Machado, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Brasil

Doutor em Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tutor do Laboratório de Multimídia Interativa (PET-Computação) do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFSUDESTE-MG). Membro do Grupo de Pesquisa: LAMIF - Laboratório de Multimídia Interativa do IF Sudeste- MG.

Ana Paula Lelis Rodrigues de Oliveira, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Brasil

Doutora em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com ênfase em Propriedades Termodinâmicas e Reológicas de Soluções Poliméricas. Professora no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Manhuaçu. Professora e orientadora do Mestrado ProfEPT, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Rio Pomba.

Lucimeri Mauricio Ribeiro, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Brasil

Mestranda ProfEPT Instituto Federal Sudeste de Minas, campus Rio Pomba. Atualmente é Secretaria Acadêmica da Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (FAETERJ/Três Rios) e Coordenadora de Estágio, Professora e Professora/tutora de disciplinas semipresenciais no curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Ensino Superior de Valença (CESVA). Tem experiência na área de Educação, já tendo atuado como Gestora do Centro Vocacional Tecnológico de Valença (CVT/Valença) e professora na Educação Infantil na Secretaria de Educação de Valença/RJ.

Downloads

Publicado

2019-05-10

Como Citar

DA VEIGA MACHADO, A. F.; RODRIGUES DE OLIVEIRA, A. P. L.; RIBEIRO, L. M. A TEORIA NA PRÁTICA É OUTRA: QUEBRANDO PARADIGMAS COM INSTITUIÇÕES QUE FAZEM DIFERENÇA NA EDUCAÇÃO. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 32, p. 392-418, 2019. DOI: 10.22481/praxis.v15i32.5061. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5061. Acesso em: 23 jan. 2025.