Museu pedagógico: a intervenção acadêmica como ação de preservação de fontes para a história da educação do centro-sul da Bahia

Autores

  • Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro
  • Lívia Diana Rocha Magalhães
  • Ruy Hermann de Araújo Medeiros

Palavras-chave:

Museu Pedagógico, Arquivo, Documentos escolares, Região Centro-Sul da Bahia

Resumo

Relatamos uma medida de intervenção de acordo com os objetivos fins do Museu Pedagógico: rastreamento, catalogação, preservação e musealização de quaisquer documentos – escritos, sonoros, fílmicos ou fotográficos – considerados importantes para organizar o estudo, a reflexão, a produção de conhecimentos e saberes sobre a história da educação na região Centro-Sul da Bahia. Adotando as perspectivas teóricas de Thompson (1981), de Schaff (1978) e do próprio Marx (1973) e os referenciais teóricometodológicos de Jameson (1964) e de Schellenberg (apud JAMESON, 1964), diagnosticamos a necessidade imediata de intervenção no arquivo escolar da Diretoria Regional de Educação e Cultura (Direc-20). O arquivo encontravase instalado numa pequena sala, que integra conjunto de outras alugadas pelo Estado, e abrigava documentos de escolas públicas e particulares extintas. Apresentamos uma proposta junto à Reitoria da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e à Coordenação Geral da Direc-20 de acolher o arquivo em nosso próprio espaço. Coube à Direc-20 transferir seu pessoal para o local, como uma espécie de extensão do órgão, em espaço adequado cedido pelo Museu. Palavras-chave: Museu Pedagógico. Arquivo. Documentos escolares. Região Centro-Sul da Bahia

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2017-08-22

Como Citar

CASIMIRO, A. P. B. S.; MAGALHÃES, L. D. R. .; MEDEIROS, R. H. de A. Museu pedagógico: a intervenção acadêmica como ação de preservação de fontes para a história da educação do centro-sul da Bahia. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 2, n. 2, p. 207-220, 2017. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/507. Acesso em: 22 nov. 2024.