Educação do campo: alfabetização e escolarização de pessoas jovens e adultas assentadas no sudoeste da Bahia

Autores

  • Silvia Regina Marques Jardim
  • Sidiney Alves Costa

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Pronera

Resumo

O trabalho avalia resultados parciais da implantação do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) por meio do projeto “Alfabetização e Escolarização de Pessoas Jovens e Adultas em áreas de Assentamento da Região Sudoeste da Bahia”. Dos trabalhadores rurais assentados na Região Sudoeste da Bahia, 1.080 estão sendo alfabetizados e 1.125 estão cursando o 1º Segmento do Ensino Fundamental (de 1ª a 4ª série). A metodologia de acompanhamento e avaliação do projeto contempla visitas às áreas, conversas com educadores, educandos e coordenadores locais e reuniões pedagógicas com líderes de movimentos sociais que participam do Programa, professores capacitadores e coordenações pedagógicas. O Pronera é um programa importante para a Educação do Campo, já que vem contribuindo para erradicação do analfabetismo em áreas de assentamento e elevação da escolaridade de jovens e adultos assentados. Este projeto amplia as práticas de cidadania e atende ao direito constitucional desses jovens e adultos à educação.

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Publicado

2020-12-11

Como Citar

JARDIM, S. R. M. .; COSTA, S. A. Educação do campo: alfabetização e escolarização de pessoas jovens e adultas assentadas no sudoeste da Bahia. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 2, n. 2, p. 171-183, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/519. Acesso em: 22 dez. 2024.