O EDITAL CAPES No 07/2018 E A RECONFIGURAÇÃO DO PIBID: SENTIDOS DE DOCÊNCIA EM DISPUTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5277

Palavras-chave:

PIBID, Política de formação docente, Sentidos de docência

Resumo

Este artigo analisa sentidos de docência em disputa em face da reconfiguração do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) mediante a promulgação do edital CAPES no 07/2018. É seu objetivo compreender os significados e as interpretações sobre as mudanças do PIBID na perspectiva daqueles que atuaram em seus múltiplos contextos. Epistemologicamente, se desenvolve com base no ciclo de políticas, de acordo com a teoria de Ball, e na concepção de formação e desenvolvimento profissional docente defendida por Roldão e Zeichner. Metodologicamente, optou-se pela análise documental dos marcos reguladores do programa, bem como realização de entrevistas com integrantes de seus diferentes contextos: coordenadores gerais, presidentes do Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (FORPIBID), coordenadores institucionais, coordenadores de área e professores supervisores. Conclui-se que o PIBID, enquanto política pública, encarnou as disputas pelos sentidos sobre a docência e a formação de professores. A análise dos dados mostra que essas disputas penderam nos últimos anos para influências mercadológicas vistas especialmente no último edital que muda substancialmente o PIBID ameaçando sua essência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Talita da Silva Campelo, Universidade Federal do Rio de Janeiro – Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora da Rede Municipal de Educação de Duque de Caxias/RJ. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (GEPED/CNPq).

Giseli Barreto da Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro – Brasil

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (GEPED/CNPq).

Downloads

Publicado

2019-07-01

Como Citar

CAMPELO, T. da S.; DA CRUZ, G. B. O EDITAL CAPES No 07/2018 E A RECONFIGURAÇÃO DO PIBID: SENTIDOS DE DOCÊNCIA EM DISPUTA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 33, p. 69-90, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i33.5277. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5277. Acesso em: 23 jan. 2025.