FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: AVANÇOS E DILEMAS NA VISÃO DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5459Palavras-chave:
Formação continuada, Professores, Coordenador Pedagógico, Saberes docentes.Resumo
O objetivo deste texto é trazer algumas considerações a respeito dos avanços e dilemas na formação continuada docente das escolas públicas municipais da Cidade do Rio de Janeiro. A formação docente em serviço é dinamizada pelo coordenador pedagógico. Por isso este artigo apresenta um recorte de duas pesquisas qualitativas realizadas com coordenadores pedagógicos (OLIVEIRA, 2009; 2015) que relataram os percursos de formação continuada feita junto aos professores. Considerando os desafios enfrentados pelos coordenadores pedagógicos e as estratégias por eles utilizadas para promover a formação continuada docente, trazemos os seguintes questionamentos: Como é desenvolvido o processo de formação docente na escola nos moldes das atuais políticas educacionais? Qual é o papel do coordenador pedagógico nesta formação? Quais são os dilemas enfrentados pelos coordenadores no cotidiano escolar? Freire (2002) defende a reflexão constante sobre a prática e, junto com o educando, buscar a construção do conhecimento; Tardif (2014) afirma que os “saberes sociais” são construídos no coletivo docente. Os dados revelaram que os coordenadores buscam diferentes estratégias para promover a formação continuada docente: dinâmicas, “trocas de experiências”, leitura de textos, reflexões coletivas. Porém, eles revelaram que a falta de professores e o absenteísmo são fatores comuns na escola e que dificultam não só os professores de participarem de reuniões coletivas, como ao coordenador de estar sempre presente nos encontros de formação continuada docente. Ponderamos que o desinvestimento do Estado e a predominância de indicadores performáticos nas políticas da Secretaria Municipal de Educação (SME) são apontados como responsáveis pela fragilidade da formação continuada dos professores na escola.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.