A TEMÁTICA INTELECTUAIS NA ESCRITA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM SERGIPE (2004-2018)
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5689Palavras-chave:
História da Educação, Intelectual, SergipeResumo
Este artigo analisa implicações resultantes de significados associados ao termo intelectual em teses e dissertações defendidas entre os anos de 2004 a 2018 nos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e da Universidade Tiradentes (UNIT). Foram selecionados os trabalhos de história da educação que investigaram trajetórias, funções e produtos intelectuais, a partir de uma análise teórica do conceito de intelectual. A partir da pesquisa bibliográfica, percebeu-se que a interface entre historiografia da educação e o conceito de intelectual colocou em destaque sujeitos antes desconhecidos no campo da educação, bem como uma ressignificação das ações e funções dos intelectuais. Isso porque os interesses, as ideias, os discursos e ações na área educacional foram associados aos seus contextos de produção e recepção que, muitas das vezes, envolveram outros cenários como o político, intelectual, religioso, jornalístico e artístico.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.