MEDICALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE SURDOS: O CASO DO INES POR PROFESSORES E ALUNOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5858

Palavras-chave:

Educação de surdos, Medicalização, Narrativas

Resumo

O processo de medicalização da surdez tem na educação um campo rico de discursos e práticas. Apresentamos narrativas de professores e alunos do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) nas quais percebemos a medicalização sendo operada. Trata-se de um recorte da pesquisa para tese em Educação que procurou compreender a inserção de surdos como professores no INES. No estudo de caso entrevistamos professores dos quadros de servidores ativos e aposentados, alunos, e realizamos pesquisas bibliográfica e documental. Esclarecemos como compreendemos a medicalização da surdez nas propostas de formação, destacando como se manifestou no INES posteriormente. Recusar a medicalização na surdez significa não impor padrões aos surdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aline Lima da Silveira Lage, Instituto Nacional de Educação de Surdos - Brasil

Doutora em Educação, pela UFRJ; Professora do Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil; Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Surdez (GEPESS- UFRJ) e Grupo de Pesquisas Formação de Professores (de) Surdos (INES).

Celeste Azulay Kelman, Universidade Federal do Rio de Janeiro – Brasil

Doutora em Psicologia, pela UnB; Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil; Docente do Programa de Pós- Graduação em Educação da UFRJ; Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Surdez (GEPESS- UFRJ).

Downloads

Publicado

2019-12-04

Como Citar

DA SILVEIRA LAGE, A. L.; KELMAN, C. A. MEDICALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE SURDOS: O CASO DO INES POR PROFESSORES E ALUNOS. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 36, p. 19-42, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i36.5858. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5858. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)