Formação continuada de professores: curso de capacitação ou grupo colaborativo?
Palavras-chave:
Colaboração, Formação continuada, Políticas PúblicasResumo
Este trabalho narra a história de um Grupo Colaborativo de Estudos em Educação Matemática (GCEEM), escrita sob o ponto de vista de seus próprios participantes. A intenção inicial era apenas ter por escrito o registro desta história, para que o tempo não apagasse experiências importantes e significativas da trajetória desse grupo que julgamos diferente de outros que conhecemos, por não possuir vínculo com qualquer instituição de ensino privada ou pública, sem nenhuma remuneração ou dispensa de nossas atividades escolares. Decidimos, então, que cada integrante contaria de que forma o grupo surgiu em sua vida, as contribuições e as mudanças provocadas em sua prática enquanto educador. Como o grupo, desde seu início, em 2005, já possuía a prática de ter memórias (atas), escritas pelos seus próprios participantes, optou-se, também, por revisá-las. Ao escrevermos e analisarmos nossa própria história, (re)visitando as memórias do grupo e as narrativas pessoais, percebemos que além de divulgar nossa experiência para inspirar novos grupos, seria importante obtermos o reconhecimento e a validação da nossa prática pelas políticas públicas como uma valiosa alternativa de formação continuada. Grupos colaborativos, como o nosso, são espaços de reflexões que promovem aperfeiçoamento e mudança de nossas práticas pedagógicas. São espaços em que temos alcançado a “verdadeira” formação continuada.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.