O FUTURO PODE TER MUITOS NOMES: SIGNIFICANDO O FOREGROUND
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5898Resumo
O presente artigo busca promover uma reflexão acerca da construção do conceito de foreground, da apropriação desse pelos pesquisadores brasileiros em seus trabalhos e das contribuições desse conceito para compreender questões contemporâneas que emergem do cotidiano escolar de nossas instituições. Constitui-se como estudo bibliográfico desenvolvido qualitativamente, recorte de uma dissertação de mestrado. Evidenciamos, então, que o conceito de foreground não é fechado, finalizado. Envolve uma teia complexa, configurado a partir das vivências que geram emoção e envolvem a imaginação, está em movimento. Nas pesquisas brasileiras emerge de forma tímida em termo de número de trabalhos, mas se coloca como inovador e pode se constituir como instrumento para diferentes campos do conhecimento, com pesquisas preocupadas com o indivíduo e sua inserção na teia social, que tratem das intenções, expectativas, aspirações e esperanças desse indivíduo, bem como das oportunidades sociais, políticas e econômicas que a sociedade oportuniza a ele.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.