O FUTURO PODE TER MUITOS NOMES: SIGNIFICANDO O FOREGROUND

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5898

Resumo

O presente artigo busca promover uma reflexão acerca da construção do conceito de foreground, da apropriação desse pelos pesquisadores brasileiros em seus trabalhos e das contribuições desse conceito para compreender questões contemporâneas que emergem do cotidiano escolar de nossas instituições. Constitui-se como estudo bibliográfico desenvolvido qualitativamente, recorte de uma dissertação de mestrado. Evidenciamos, então, que o conceito de foreground não é fechado, finalizado. Envolve uma teia complexa, configurado a partir das vivências que geram emoção e envolvem a imaginação, está em movimento. Nas pesquisas brasileiras emerge de forma tímida em termo de número de trabalhos, mas se coloca como inovador e pode se constituir como instrumento para diferentes campos do conhecimento, com pesquisas preocupadas com o indivíduo e sua inserção na teia social, que tratem das intenções, expectativas, aspirações e esperanças desse indivíduo, bem como das oportunidades sociais, políticas e econômicas que a sociedade oportuniza a ele.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mônica Tessaro, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Brasil

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECO). Graduada em Psicologia pela UNOCHAPECO. Membro Linha de pesquisa Processos Educativos da UNOESC. Bolsista de da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

Lucí Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Brasil

Doutora em Educação Científica e Tecnológica e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professora pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW).

Downloads

Publicado

2019-12-04

Como Citar

TESSARO, M.; DOS SANTOS BERNARDI, L. T. M. O FUTURO PODE TER MUITOS NOMES: SIGNIFICANDO O FOREGROUND. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 36, p. 415-432, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i36.5898. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5898. Acesso em: 16 abr. 2024.