THE DEVELOPMENT OF COMMUNICATIVE COMPETENCE OF UNIVERSITY STUDENTS IN THE PROCESS OF THEIR PROFESSIONAL TRAINING

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5936

Palavras-chave:

competência comunicativa, formação profissional de estudantes

Resumo

O artigo apresentado é dedicado ao desenvolvimento da competência comunicativa de estudantes de instituições de ensino superior no processo de formação profissional. Com base nos trabalhos de pesquisadores como B.G. Ananiev, A.A. Bodalev, V.A. Kan-Kalik, E.D. Bozhovich, L.A. Petrovskaya, I.A. Zimnyaya, etc., os autores definiram mais exatamente o conteúdo do conceito “competência comunicativa de alunos de uma instituição de ensino superior”, sistematizaram seus critérios e indicadores (Bakholskaya, 2017; Bakholskaya, 2019; Bakholskaya, 2018; Bakholskaya, 2019; Zimnyaya 2003). O artigo também apresenta aos autores um complexo de condições pedagógicas, que garantem o desenvolvimento da competência comunicativa de estudantes universitários no processo de formação profissional. O complexo inclui os seguintes componentes: envolvimento dos alunos em um ambiente comunicativo educacional intensivo; criação de situações comunicativas com base em problemas educacionais (profissionais), garantindo a formação da competência comunicativa dos alunos; organização de vários tipos de interação em grupo entre professor e alunos, com base na aplicação de métodos, técnicas e tecnologias interativas. O artigo também apresenta os resultados do trabalho experimental, que confirmou a efetividade do complexo desenvolvido de condições pedagógicas, garantindo o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos no processo de formação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Olga L. Nazarova, Nosov Magnitogorsk State Technical University - Russia

Prof. D. of Pedagogical Sciences, Nosov Magnitogorsk State Technical University, 38 Lenin Avenue, 455000, Chelyabinsk Region, Magnitogorsk, Russia.

Svetlana V. Rudakova, Nosov Magnitogorsk State Technical University - Russia

Doctor of Philology, Professor, Nosov Magnitogorsk State Technical University, 38 Lenin Avenue, 455000, Chelyabinsk Region, Magnitogorsk, Russia.

Tatiana V. Akasheva, Nosov Magnitogorsk State Technical University - Russia

Ph.D., Nosov Magnitogorsk State Technical University, 38 Lenin Avenue, 455000, Chelyabinsk Region, Magnitogorsk, Russia.

Svetlana S. Velikanova, Nosov Magnitogorsk State Technical University - Russia

Ph.D., Nosov Magnitogorsk State Technical University, 38 Lenin Avenue, 455000, Chelyabinsk Region, Magnitogorsk, Russia.

Anastasiia A. Bakholskaia, Nosov Magnitogorsk State Technical University - Russia

Ph.D. Nosov Magnitogorsk State Technical University, 38 Lenin Avenue, 455000, Chelyabinsk Region, Magnitogorsk, Russia.

Oksana P. Chernykh, Moscow University of Finance and Law MFUA - Russia

Ph.D., Moscow University of Finance and Law MFUA, 17/1 Serpukhov Val str., 115191, Moscow, Russia.

Downloads

Publicado

2019-12-04

Como Citar

NAZAROVA, O. L.; RUDAKOVA, S. V.; AKASHEVA, T. V.; VELIKANOVA, S. S.; BAKHOLSKAIA, A. A.; CHERNYKH, O. P. THE DEVELOPMENT OF COMMUNICATIVE COMPETENCE OF UNIVERSITY STUDENTS IN THE PROCESS OF THEIR PROFESSIONAL TRAINING. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 36, p. 599-609, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i36.5936. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5936. Acesso em: 3 maio. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)