THE DEVELOPMENT OF COMMUNICATIVE COMPETENCE OF UNIVERSITY STUDENTS IN THE PROCESS OF THEIR PROFESSIONAL TRAINING
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5936Palavras-chave:
competência comunicativa, formação profissional de estudantesResumo
O artigo apresentado é dedicado ao desenvolvimento da competência comunicativa de estudantes de instituições de ensino superior no processo de formação profissional. Com base nos trabalhos de pesquisadores como B.G. Ananiev, A.A. Bodalev, V.A. Kan-Kalik, E.D. Bozhovich, L.A. Petrovskaya, I.A. Zimnyaya, etc., os autores definiram mais exatamente o conteúdo do conceito “competência comunicativa de alunos de uma instituição de ensino superior”, sistematizaram seus critérios e indicadores (Bakholskaya, 2017; Bakholskaya, 2019; Bakholskaya, 2018; Bakholskaya, 2019; Zimnyaya 2003). O artigo também apresenta aos autores um complexo de condições pedagógicas, que garantem o desenvolvimento da competência comunicativa de estudantes universitários no processo de formação profissional. O complexo inclui os seguintes componentes: envolvimento dos alunos em um ambiente comunicativo educacional intensivo; criação de situações comunicativas com base em problemas educacionais (profissionais), garantindo a formação da competência comunicativa dos alunos; organização de vários tipos de interação em grupo entre professor e alunos, com base na aplicação de métodos, técnicas e tecnologias interativas. O artigo também apresenta os resultados do trabalho experimental, que confirmou a efetividade do complexo desenvolvido de condições pedagógicas, garantindo o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos no processo de formação profissional.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.