A TRIANGULAÇÃO NA PESQUISA CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5941Palavras-chave:
Abordagem qualitativa, Triangulação, Materialismo histórico-dialéticoResumo
Neste trabalho, busca-se discutir a metodologia da triangulação na pesquisa científica em educação em sua relação com a abordagem qualitativa e com o materialismo histórico-dialético. Percebemos, à época do mestrado, a fluidez entre os estudiosos na caracterização dessa metodologia e, em consequência, de um lado, buscamos sintetizar as ideias mais recorrentes, bem como, de outro, aproximá-las da abordagem qualitativa e do materialismo histórico-dialético. Para tentar compreender a questão, realizou-se um estudo bibliográfico, cuja finalidade foi entender o que é a metodologia da triangulação e, ao mesmo tempo, ver a possibilidade de a metodologia da triangulação ser compreendida na abordagem qualitativa com nuances do materialismo histórico-dialético. A pesquisa nos possibilitou chegar às seguintes constatações: ao utilizar a metodologia da triangulação na pesquisa científica em educação, procura-se construir tanto uma aproximação multifacetada do objeto estudado, a partir de vários olhares, quanto um retrato mais objetivo da realidade pesquisada, em um cenário no qual se busca reduzir as contradições e o subjetivismo nos estudos científicos. É possível, pois, utilizando a metodologia da triangulação, compreender o fenômeno analisado para além do que está na aparência, é possível compreendê-lo na síntese das múltiplas relações em que ele é tecido na realidade sócio- historicamente construída.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.