Educação de Jovens e Adultos: uma história de complexidade e tensões

Autores

  • Marisa Narcizo Sampaio

Resumo

A partir de pesquisa com o cotidiano de professoras de Educação de Jovens e Adultos (EJA) que atuam em municípios do interior de estados das regiões Norte e Nordeste, o artigo trata do contexto e da trajetória da EJA no Brasil, no século XX até nossos dias, discutindo as relações complexas entre Estado, instituições não governamentais, movimentos sociais e os fatores econômicos, ideológicos, políticos e sociais, que constituem essa história. São apresentados dois momentos principais dessas relações em que o Estado atua, ora como financiador de campanhas, ora como financiador de ações dos movimentos sociais e da sociedade civil e, como eles, se alternam e se misturam até hoje, Nos dias de hoje, essa complexidade continua presente e e vivemos os mesmos desafios: a necessidade de dar continuidade à luta por educação de qualidade para todos e pela formação continuada de professores de EJA.

 

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Publicado

2009-08-20

Como Citar

Sampaio, M. N. (2009). Educação de Jovens e Adultos: uma história de complexidade e tensões. Práxis Educacional, 5(7), 13-27. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/600