O desafio das novas oportunidades educativas em Portugal

Autores

  • Maria Rosa de Brito Simões dos Santos

Palavras-chave:

Adultos, Dupla Certificação, Educação, Novas Oportunidades

Resumo

Este artigo, integrado numa dissertação de mestrado ainda não concluída, sobre as necessidades de formação de professores formadores dos Cursos de Novas Oportunidades, pretende evidenciar a experiência de uma alteração paradigmática ocorrida recentemente em Portugal quanto aos sistemas de ensino. Neste sentido, é necessário perceber e contextualizar os Centros de Novas Oportunidades, os seus princípios e finalidades. É nosso propósito caracterizar os cursos de natureza vocacional, com dupla certificação, os seus efeitos de formação para os alunos e conhecer os desafios curriculares para os professores. As Novas Oportunidades pretendem ser uma via para jovens e adultos que querem obter uma certificação escolar do ensino básico e secundário e uma qualificação profissional, combatendo o abandono escolar e trazendo para o sistema aqueles que já o haviam abandonado. Será então legítimo perguntar que alterações significativas ocorrem, se as competências dos professores servem às finalidades dos cursos de áreas vocacionais e quais as suas necessidades de formação perante a novidade introduzida nos sistemas de ensino.

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Publicado

2020-12-11

Como Citar

SANTOS, M. R. de B. S. dos . O desafio das novas oportunidades educativas em Portugal. Práxis Educacional, [S. l.], v. 5, n. 7, p. 73-95, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/602. Acesso em: 6 dez. 2021.