Contributos para o estudo do desenvolvimento do adulto: reflexões em torno da generatividade

Autores

  • Piedade Vaz Rebelo
  • Graciete Franco Borges

Resumo

A adultez constitui uma etapa do desenvolvimento humano que tem vindo a ser objeto de interesse e de pesquisa. Neste estudo, procedemos a uma análise do conceito de generatividade, proposto por Erikson (1963) para a caracterização da idade adulta. São também apresentados os resultados obtidos com a aplicação da Loyola Generativity Scale (LGS) desenvolvida por McAdams e de St. Aubin (1992) a um conjunto de jovens universitários portugueses. Os resultados preliminares obtidos em torno das características psicométricas da escala evidenciam a sua qualidade, a qual pode assim ser considerada um instrumento de pesquisa em torno da generatividade, cujo valor heurístico ficou também evidenciado nos estudos referidos. 

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Publicado

2020-12-11

Como Citar

REBELO, P. V.; BORGES, G. F. Contributos para o estudo do desenvolvimento do adulto: reflexões em torno da generatividade. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 5, n. 7, p. 97-114, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/603. Acesso em: 22 dez. 2024.