(In)congruências na orientação metodológica dos professores: análise nas dimensões da prática educativa (resultados comparativos numa amostra de professores de português, matemática e inglês)

Autores

  • Ana Paula Couceiro Figueira

Palavras-chave:

: Dimensões da prática educativa, Epistemologias, Orientações metodológicas, Processo ensino-aprendizagem

Resumo

Pretende divulgar-se parte dos resultados obtidos numa investigação realizada com professores de três disciplinas de lecionação (Português, Matemática e Língua estrangeira, o Inglês), de dois ciclos de ensino (3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário), em diferentes fases de carreira, da Região Centro, cujo objetivo principal era a análise das suas epistemologias em torno de toda a atividade docente: das concepções à percepção dos resultados da sua ação. Iremos, neste contexto, dar conta, apenas, dos dados reveladores das (in)congruências das suas orientações metodológicas nas diversas dimensões da prática educativa, ou seja, das relações entre as orientações das preparações das atividades (planificações), interações propriamente ditas, avaliações das aprendizagens dos alunos, remediações das dificuldades dos alunos (interação) e auto-reflexão dos educadores. A partir da análise de conteúdo e correspondência múltipla (HOMALS) de entrevistas semiestruturadas, a 89 docentes, os resultados realçam o desfasamento entre o que se planifica realizar com os alunos e o que e como efetivamente se atualiza. Melhor, verifica-se uma décalage entre a orientação das Preparações e a orientação das Interações. Isto é, a nossa análise denuncia a existência de discrepâncias entre a forma e  os conteúdos da preparação e as metodologias interativas, entre a formulação  de intenções e a prática propriamente dita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-12-11

Como Citar

FIGUEIRA, A. P. C. . (In)congruências na orientação metodológica dos professores: análise nas dimensões da prática educativa (resultados comparativos numa amostra de professores de português, matemática e inglês). Práxis Educacional, [S. l.], v. 5, n. 7, p. 165-200, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/608. Acesso em: 7 dez. 2021.