O observatório da prática docente como espaço de compreensão e transformção das práticas
Palavras-chave:
Formação de professores, Observatório da prática docente, Pesquisa-ação, Prática docente, Imagens na pesquisa qualitativaResumo
A formação de professores tem passado por um difícil processo para se adequar às demandas postas pelo mundo contemporâneo, o que vem exigindo da área profundas reflexões sobre a necessidade de uma formação que dê conta da complexidade e da diversidade que os docentes enfrentam no seu cotidiano escolar. O presente trabalho resulta da investigação sobre as práticas dos professores e se insere no Projeto Observatório de Prática Docente (CNPq), compreendido como um espaço coletivo de pesquisa, de análise e de formação continuada. A questão norteadora da pesquisa teve como objetivo compreender se a percepção/compreensão da própria prática pode potencializar mecanismos de transformação dessa prática. Tendo como focos metodológicos a pesquisaação e a grounded theory, na perspectiva de síntese e de organização dos dados, a pesquisa utilizou-se do procedimento de registro de imagens e posterior análise coletiva dos dados visuais como ferramenta para desencadear processos de aproximação do docente em relação à sua ação pedagógica. Os resultados da pesquisa apontam que os estranhamentos e perplexidades iniciais do sujeito pesquisado, ao observar sua prática, configuram-se como caminhos possíveis para organizar transformações na prática.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.