O observatório da prática docente como espaço de compreensão e transformção das práticas

Autores

  • Maria Amélia do Rosário Santoro Franco
  • Irene Jeanete Lemos Gilberto

Palavras-chave:

Formação de professores, Observatório da prática docente, Pesquisa-ação, Prática docente, Imagens na pesquisa qualitativa

Resumo

A formação de professores tem passado por um difícil processo para se adequar às demandas postas pelo mundo contemporâneo, o que vem exigindo da área profundas reflexões sobre a necessidade de uma formação que dê conta da complexidade e da diversidade que os docentes enfrentam no seu cotidiano escolar. O presente trabalho resulta da investigação sobre as práticas dos professores e se insere no Projeto Observatório de Prática Docente (CNPq), compreendido como um espaço coletivo de pesquisa, de análise e de formação continuada. A questão norteadora da pesquisa teve como objetivo compreender se a percepção/compreensão da própria prática pode potencializar mecanismos de transformação dessa prática. Tendo como focos metodológicos a pesquisaação e a grounded theory, na perspectiva de síntese e de organização dos dados, a pesquisa utilizou-se do procedimento de registro de imagens e posterior análise coletiva dos dados visuais como ferramenta para desencadear processos de aproximação do docente em relação à sua ação pedagógica. Os resultados da pesquisa apontam que os estranhamentos e perplexidades iniciais do sujeito pesquisado, ao observar sua prática, configuram-se como caminhos possíveis para organizar transformações na prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-10-02

Como Citar

DO ROSÁRIO SANTORO FRANCO, M. A.; LEMOS GILBERTO, I. J. O observatório da prática docente como espaço de compreensão e transformção das práticas. Práxis Educacional, [S. l.], v. 6, n. 9, p. 125-145, 2010. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/637. Acesso em: 17 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)