O ensino de nível superior no brasil e as competências docentes: um olhar reflexivo sobre esta prática
Palavras-chave:
Educação em enfermagem, Ensino superior, Prática docenteResumo
Este artigo compõe um dos capítulos da tese de doutorado defendida em 2009, intitulada “A reflexividade na prática docente da graduação em Enfermagem: nexos com a formação permanente do enfermeiro-professor”, na Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem como uma das metas refletir sobre a qualidade do Ensino de Graduação, no que se refere às áreas de competência do enfermeiro professor. Essa meta pressupõe revisar objetivos da docência, implicando em ativar estratégias pedagógicas que estimulem a criatividade, a reflexividade e a crítica e, com isso, a motivação e o compromisso individual e coletivo dos docentes e discentes com a profissão da Enfermagem, numa perspectiva do ensino como prática reflexiva, utilizando a investigação para subsidiar a tomada de decisão e a resolução de problemas.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.