CARACTERÍSTICAS DAS PESQUISAS QUE INVESTIGARAM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL POR MEIO DE COMUNIDADES DE PRÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6415

Palavras-chave:

Comunidades de prática, Formação de professores, Pesquisas em educação

Resumo

Este artigo objetiva compreender características das pesquisas em educação que investigaram a formação de professores no Brasil por meio de comunidades de prática. Foram analisadas pesquisas publicadas no banco de teses e dissertações da capes nos últimos dez anos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de revisão. Para seleção das pesquisas foram utilizados descritores: Comunidade de prática, formação de professores, formação docente e comunidade de prática, que resultaram em 21 pesquisas. Destas, analisamos quatro características: temáticas, objetivos, principais autores e resultados obtidos. Observamos que as principais temáticas envolveram formação inicial e continuada de professores e que a comunidade de prática é um processo utilizado com foco colaborativo e no uso das tecnologias da informação e comunicação. Os objetivos das pesquisa classificam-se em sua maioria como propositivos, e descritivos. O autor Wenger (2001) ganha destaque quando trata-se de Comunidade de Prática, Fiorentini (2014), Gatti (2010), Imbernón (2009) e Nóvoa (2009) ao tratar da formação de professores e Almeida (2008) foi o mais citado quando trata-se de TICs na Educação. Afirmamos que propostas atuais relacionadas à formação de professores indicam contribuições positivas quando envolvem comunidades de prática, por traduzir-se em estratégia de desenvolvimento profissional docente eficaz e moderna, através do uso de ferramentas tecnológicas que ressignificam espaços de formação e a própria identidade docente. As pesquisas indicam ainda o uso da comunidade de prática como um instrumento para o desenvolvimento profissional docente, abrindo portas para Tecnologias de Comunicação e informação, inovando propostas que valorizam e estimulam o compartilhamento entre profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Greice Maiara Denker, Universidade Regional de Blumenau–Brasil

Mestranda em Educação, Universidade Regional de Blumenau(FURB) -Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação; GPFORPE –Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Práticas Educativas

Camila Galvan, Universidade Regional de Blumenau – Brasil

Mestranda em Educação, Universidade Regional de Blumenau (FURB) - Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação; GPFORPE – Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Práticas Educativas.

Rita Buzzi Rausch, Universidade Regional de Blumenau / Universidade da Região de Joinville – Brasil

Doutorado (UNICAMP) e Pós-doutorado em Educação (UFSC), Professora Visitante no Programa de Pós-Graduação de Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) - Brasil; GPFORPE – Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Práticas Educativas.

Downloads

Publicado

2020-09-07

Como Citar

DENKER, G. M.; GALVAN, C.; BUZZI RAUSCH, . R. . CARACTERÍSTICAS DAS PESQUISAS QUE INVESTIGARAM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL POR MEIO DE COMUNIDADES DE PRÁTICA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 41, p. 343-366, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i41.6415. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6415. Acesso em: 18 abr. 2024.