Pro-saúde: uma nova experiência educativa na formação profissional
Palavras-chave:
Educação, Enfermagem, Saúde da famíliaResumo
O Ministério da Saúde tem como uma das funções prioritárias a formação de recursos humanos para a saúde, com visão humanística e preparados para atuar em um sistema de saúde qualificado e integrado. Atualmente, os gestores do Sistema Único de Saúde e as Instituições de Educação Superior (IES) vêm se esforçando para resolver tal impasse, buscando articular Saúde e Educação para incorporar, no serviço público de saúde, profissionais que corroborem com os princípios estabelecidos pela Estratégia de Saúde da Família. Frente a isso, este trabalho tem como objetivo descrever a experiência de estagiárias de Enfermagem, em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no desenvolvimento de uma atividade educativa com acadêmicas do primeiro período do curso de Graduação em Enfermagem, como proposta do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde). As atividades educativas foram desenvolvidas nos meses de abril e maio de 2009. O grupo era formado por 40 alunos, divididos em subgrupos, que participaram de três encontros com atividades pré-elaboradas, com objetivo de levantar as condições de vida da população residente na área de abrangência e influência da UBS, bem como conhecer a estrutura física da Unidade e a composição das equipes de Saúde da Família. Acredita-se que ao oferecer uma atividade educativa às acadêmicas, pode-se construir um aprendizado que leve em conta as dimensões sociais, históricas, econômicas e culturais da população.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.