FORMAÇÃO E RECONHECIMENTO DE SABERES DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: POLÍTICAS E PRÁTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6486

Palavras-chave:

Educação Profissional, Formação de professores, Reconhecimento de saberes

Resumo

Este artigo apresenta e problematiza as políticas de reconhecimento de saberes dos professores da educação profissional e tecnológica, no contexto das políticas de formação docente, fazendo um contraponto com a prática docente analisada a partir da abordagem ergológica do trabalho. Para tal, discorremos sobre as políticas que dispõem sobre a formação e a carreira dos professores da educação profissional e sobre o processo de reconhecimento de saberes destes. Posteriormente, apoiados na ergologia, aprofundamos a compreensão do trabalho enquanto local de (re)criação de saberes pelos trabalhadores e sobre as diversas dimensões presentes e necessárias à atividade de trabalho. Com base nesse referencial, buscamos compreender aspectos relacionados à atividade de trabalho docente, por meio da análise de dados obtidos durante observação e entrevista com um professor da educação profissional. Essa aproximação possibilitou compreender os problemas colocados às políticas de reconhecimento de saberes quando trata-se de avaliar saberes construídos na experiência de trabalho dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Natalia Valadares Lima, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais–Brasil

Doutorado em Educação (concluído) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Técnica-Administrativa em Educação no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) –Brasil; Membro do Grupo de Estudos sobre Trabalho e Educação. E-mail: natvlima@gmail.com

Daisy Moreira Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais – Brasil

Doutorado em Filosofia (Epistemologia e História da Filosofia) (concluído) pela Aix-Marseille Université; Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais –Brasil;Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão social –FaE/UFMG; Grupo de Estudos sobre Trabalho e Educação.

Downloads

Publicado

2020-09-07

Como Citar

LIMA, N. V.; MOREIRA CUNHA, D. . FORMAÇÃO E RECONHECIMENTO DE SABERES DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: POLÍTICAS E PRÁTICAS. Práxis Educacional, [S. l.], v. 16, n. 41, p. 476-501, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i41.6486. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6486. Acesso em: 30 nov. 2021.