FORMAÇÃO DO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE NA PERSPECTIVA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6491

Palavras-chave:

Atividade Matemática, Proporcionalidade, Ensino Desenvolvimental

Resumo

O artigo discute o processo de formação do conceito de proporcionalidade por estudantes do ensino fundamental e as implicações pedagógicas de sua exploração didática na perspectiva do ensino desenvolvimental. Vale-se de ampla pesquisa bibliográfica, de análise documental e de dados levantados em projeto de intervenção na realidade escolar, versando sobre percepções e representações acerca de situações matemáticas envolvendo as noções de proporcionalidade direta e inversa. Os resultados apontam para a necessidade de os docentes considerarem as relações entre o vivido, o percebido e o concebido no ensino da noção de proporcionalidade, explorando diferentes situações matemáticas no contexto de representações semióticas de ideias do campo multiplicativo.

Palavras-chave: Atividade matemática. Proporcionalidade. Ensino Desenvolvimental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Carlos Miguel, Universidade Estadual de São Paulo – Brasil

Livre-Docente em Educação Matemática, UNESP; Professor Associado da FFC, UNESP, Campus de Marília, Departamento de Didática - Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação, UNESP, Marília; Grupo de Pesquisa Sobre Formação do Educador (GP FORME).

Downloads

Publicado

2020-09-07

Como Citar

MIGUEL, J. C. FORMAÇÃO DO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE NA PERSPECTIVA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL. Práxis Educacional, [S. l.], v. 16, n. 41, p. 502-524, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i41.6491. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6491. Acesso em: 18 jan. 2022.