Contribuições de um grupo de estudos na formação inicial de professores de matemática

Autores

  • Guilherme Henrique Gomes da Silva

Palavras-chave:

Formação Docente, Geometria Dinâmica, Grupos de Estudos

Resumo

Esse artigo é o recorte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o processo de apropriação de um software de geometria dinâmica, por participantes de um grupo de estudos formado por futuros professores de Matemática, de forma a inseri-lo em sua futura prática docente. Procura saberquais as potencialidades que o grupo atribuiu ao software voltado ao trabalho com alunos do ensino médio e conhecer a natureza das dificuldades que surgiram durante os estudos, a preparação e o desenvolvimento de atividades em sala de aula. Além disso, verifica as possíveis contribuições que a participação no grupo propiciou aos licenciandos. Para sua realização criou-se um grupo com sete alunos da licenciatura em Matemática de uma universidade do interior de São Paulo que estudaram artigos científicos e elaboraram uma oficina com atividades de geometria dinâmica. Estas tiveram um caráter investigativo e foram trabalhadas com alunos do primeiro ano do ensino médio. Os dados foram coletados através da gravação em vídeo das reuniões, das anotaçõesdos participantes e do pesquisador no decorrer dos encontros e do material produzido por eles. Este artigo destaca que o trabalho em um grupo de estudos pode ser uma experiência muito enriquecedora para os licenciandos aprendizagem, além de ser um espaço no qual os participantes podem exporseus anseios e dificuldades.Palavras Chaves: Formação Docente. Geometria Dinâmica. Grupos de Estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2011-07-21

Como Citar

GOMES DA SILVA, G. H. Contribuições de um grupo de estudos na formação inicial de professores de matemática. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 7, n. 10, p. 69-84, 2011. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/651. Acesso em: 14 nov. 2024.