OS REFORMADORES DA INSTRUÇÃO PÚBLICA MINEIRA NOS PRIMÓRIDOS DA REPÚBLICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.6570

Palavras-chave:

Educação profissional, Cultura política, Reformadores da instrução pública

Resumo

Este texto propõe discutir, de maneira geral, as questões que se situam no âmbito temático das políticas para educação, ocorridas nas primeiras décadas da República. De maneira específica, o objetivo é o de conhecer os reformadores da instrução pública mineira que atuaram no período de 1891 e 1910. Para isso, tomamos como fontes as mensagens presidenciais enviadas ao Congresso Legislativo; os anais das Câmaras de Deputados e Senado e as leis e os decretos do período. Por meio de tal corpus documental, realizamos um estudo prosopográfico que nos possibilitou um conhecimento coletivo de um grupo de sujeitos que foram imbuídos de poderes para reformar a instrução pública. Em tal estudo, privilegiamos algumas categorias que nos ajudaram no conhecimento das origens dos reformadores e nas suas trajetórias formativo-profissional, tais como: laços de parentesco, naturalidade, aspectos geracionais, trajetórias formativas escolares e profissionalização. Trata-se de uma abordagem situada no campo da história política e social, em torno do lugar e das ações do político, bem como, da compreensão da existência de vetores sociais que condicionam a produção de uma cultura política. Na análise vimos a eclosão da formação de uma comunidade política republicana, constituída por sujeitos denominados de reformadores que, a partir da formação ao longo das trajetórias históricas, viria a utilizar-se de ferramentas retóricas específicas para a construção de argumentos em prol das medidas e dos projetos de reforma da instrução e, por conseguinte, da sociedade.

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Biografia do Autor

Raphael Ribeiro Machado, Universidade Federal de Ouro Preto - Brasil

Doutorando em Educação - (2019-2023), Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP; Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE, Membro do GERAES-Grupo de História e Historiografia da Educação da UFOP. Bolsista de doutorado em Educação – CAPES.

Irlen Antônio Gonçalves, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais– Brasil

Doutor em Educação, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) Pesquisador e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET); Líder do Grupo de estudos e pesquisas em história e historiografia da educação profissional – GEPHHEP.

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Publicado

2020-10-01

Como Citar

MACHADO, R. R.; GONÇALVES, I. A. OS REFORMADORES DA INSTRUÇÃO PÚBLICA MINEIRA NOS PRIMÓRIDOS DA REPÚBLICA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 42, p. 508-534, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i42.6570. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6570. Acesso em: 22 dez. 2024.