ATIVIDADES EXTRACURRICULARES E POLÍTICAS DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR: COMPARAÇÃO ENTRE BRASIL E ESPANHA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6638

Palavras-chave:

Ampliação da jornada escolar, Atividades extracurriculares, Educação em tempo integral

Resumo

O presente artigo tem como objetivo comparar a oferta de atividades extracurriculares no Brasil e na Espanha, no contexto de formulação e implementação de políticas de ampliação da jornada escolar. A análise focalizou as atividades extracurriculares que compõem as políticas de educação em tempo integral (Brasil) e as atividades extracurriculares após a jornada escolar (Espanha). A comparação entre os dois países foi feita com base nas legislações nacionais e num modelo de análise contendo 12 aspectos da formulação e da implementação de políticas. As normatizações nacionais indicam que as atividades extracurriculares contribuem para a formação integral e estabelecem elevada autonomia às unidades federativas (Brasil) e às escolas (Espanha). No caso brasileiro, as atividades extracurriculares no âmbito da educação em tempo integral são gratuitas, estão sob a responsabilidade dos profissionais da educação e ocorrem de forma integrada ao currículo escolar obrigatório. No caso espanhol, as atividades extracurriculares são custeadas pelas famílias, estão sob a responsabilidade de diferentes profissionais e ocorrem após a jornada escolar compulsória. A comparação entre Brasil e Espanha mostra que as estratégias político-pedagógicas de ampliação da jornada escolar estão diretamente associadas à função social da escola em cada país e à forma como articulam alguns elementos, entre os quais: educação formal e não formal, escolar e não escolar, curricular e extracurricular, compulsório e facultativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cláudia da Mota Darós Parente, Universidade Estadual Paulista - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp); Líder do Grupo de Pesquisa e Avaliação de Políticas Educacionais (Gape).

Downloads

Publicado

2020-09-07

Como Citar

DA MOTA DARÓS PARENTE, C. ATIVIDADES EXTRACURRICULARES E POLÍTICAS DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR: COMPARAÇÃO ENTRE BRASIL E ESPANHA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 41, p. 567-590, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i41.6638. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6638. Acesso em: 19 abr. 2024.