ESTUDANTES NEGROS/AS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: TENSÕES NA E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6642

Palavras-chave:

Ensino superior, Oficinas de leitura e escrita, Políticas públicas em educação

Resumo

Inserido no contexto de transformação das universidades brasileiras engendrado pelas políticas de acesso e permanência no ensino superior implantadas nas últimas décadas, este estudo tem como objetivo discutir os sentidos produzidos sobre a experiência universitária por estudantes de graduação negros, provenientes de escola pública e de movimentos sociais ligados ao campo. A produção de informações ocorreu a partir de rodas de conversa e de textos escritos por estudantes participantes de oficinas de leitura e escrita criativa realizadas em duas universidades federais brasileiras. Os depoimentos e textos produzidos foram submetidos a uma análise de discurso com base na perspectiva dialógica de Bakhtin, possibilitando o reconhecimento dos desafios ideológicos enfrentados pelos/as estudantes, desafios esses que se realizam por meio de modos de uso da linguagem acadêmica, de questões identitárias, de embates políticos e de limitações nas grades curriculares. Os resultados também discutem possibilidades de tensionamento de discursos que assumem caráter monológico no contexto universitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Graziele Aline Zonta, Universidade Federal do Paraná - Brasil

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Psicóloga na PróReitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Paraná. Membro do Grupo de Pesquisa Corpo, arte e cidade, experiência e subjetividade.

Andrea Vieira Zanella, Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil

Doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Estudos pós-doutorais na Università Degli Studi di Roma La Sapienza e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora titular aposentada da UFSC. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Corpo, arte e cidade, experiência e subjetividade.

Downloads

Publicado

2020-09-07

Como Citar

ZONTA, G. A.; ZANELLA, A. V. ESTUDANTES NEGROS/AS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: TENSÕES NA E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR. Práxis Educacional, [S. l.], v. 16, n. 41, p. 591-613, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i41.6642. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6642. Acesso em: 30 nov. 2021.