A relação entre teoria e prática como um referencial para programa de formação continuada de professores alfabetizadores

Autores

  • Silvana Aparecida Bretas

Palavras-chave:

Autonomia intelectual, Professor alfabetizador, Programa de Formação Continuada, Trabalho docente

Resumo

O presente texto apresenta o desenvolvimento de um programa de formação continuada para docentes das séries iniciais do Ensino Fundamental, promovido pela Secretaria de Estado de Educação de São Paulo em parceria com faculdades isoladas do ensino superior do estado. O objetivo aqui é apresentar os fundamentos que orientaram o desenvolvimento do programa, expor as atividades que daí transcorreram e apresentar a análise dos instrumentos de avaliação aplicados junto às professoras ao longo do curso. O texto, assimorganizado, não pretende expor um relato como um exemplo de programa de educação continuada para docentes, mas, antes de tudo, apresentar princípios que regem esse programa e que podem, por isso, apontar possíveis caminhos para a formação continuada cujo foco é o trabalho docente como afirmação de sua autonomia intelectual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2012-02-17

Como Citar

BRETAS, S. A. A relação entre teoria e prática como um referencial para programa de formação continuada de professores alfabetizadores. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 7, n. 11, p. p. 95-112, 2012. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/667. Acesso em: 23 jan. 2025.