A infância na escola: aprendizagem da leitura e escrita como determinante do desempenho escolar

Autores

  • Aline Juliana Oja
  • Luciana Ponce Bellido Giraldi
  • Marcia Cristina Argente Perez

Resumo

Dominar a leitura e a escrita traz consigo consequências sociais, culturais políticas, econômicas, cognitivas e linguísticas a quem aprende. Logo, aqueles que não adquirem tal saber ficam excluídos da esfera da sociedade letrada. Ao considerar isso, o objetivo deste estudo foi discutir a relação entre a aprendizagem da leitura e da escrita e, neste sentido, refletir sobre o desempenho escolar de alunos/crianças. Aborda os avanços no campo conceitual na área da alfabetização e permanente necessidade de transportá-los à prática docente começando pelos questionamentos sobre os saberes, posturas e intervenções pedagógicas necessárias ao professor alfabetizador e que podem servir de base  para o direcionamento dos processos formativos dos docentes e o melhor entendimento do desempenho escolar.

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Como Citar

OJA, A. J.; BELLIDO GIRALDI, L. P.; ARGENTE PEREZ, M. C. A infância na escola: aprendizagem da leitura e escrita como determinante do desempenho escolar. Práxis Educacional, [S. l.], v. 8, n. 12, p. 27-46, 2012. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/685. Acesso em: 21 maio. 2022.

Edição

Seção

Dossiê temático