As práticas pedagógicas e o desenvolvimento dos conceitos não-cotidianos na criança pré-escolar

Autores

  • Eliza Maria Barbosa

Palavras-chave:

Aprendizagem escolar, Conceitos não-cotidianos, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

O artigo trata da formação dos conceitos não-cotidianos nas crianças abordando as contribuições da teoria Histórico-Cultural, destacando as aprendizagens escolares e as mediações pedagógicas como instrumentos efetivos de desenvolvimento desses conceitos. O objetivo é reafirmar a compreensão de que é pela atividade de ensino que as crianças adquirem os conceitos culturais, necessários para o seu processo de humanização. Discute a oposição que se estabelece entre a compreensão Psicogenética sobre a formação dos conceitos não espontâneos2 e a perspectiva presente na teoria Histórico-Cultural, as linhas de desenvolvimento dos conceitos cotidianos e não cotidianos e por fim, destaca o pressuposto de que as práticas educativas escolares são formas universais e necessárias a esse desenvolvimento.

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Como Citar

BARBOSA, E. M. As práticas pedagógicas e o desenvolvimento dos conceitos não-cotidianos na criança pré-escolar. Práxis Educacional, [S. l.], v. 8, n. 12, p. 97-114, 2012. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/689. Acesso em: 21 maio. 2022.

Edição

Seção

Dossiê temático