EXPANSÃO E FINANCIAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO E DESIGUALDADE REGIONAL NO BRASIL (2002-2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.7244

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a expansão e o financiamento da Pós-Graduação Stricto Sensu, no período 2002-2018, considerando o contexto de desigualdade regional brasileira. A pesquisa, com abordagem quali-quantitativa, tem como base empírica os dados estatísticos do Sistema de Informações Georreferenciadas da CAPES (GEOCAPES) e da Execução Orçamentária da União. Os resultados apontam expressivo movimento de expansão da Pós-Graduação no país, com índices mais acentuados nas regiões Norte e Nordeste, mas também revelam ainda haver elevada concentração no eixo sul-sudeste. Em relação ao financiamento, destaca-se a elevada redução orçamentária da CAPES, a partir de 2014, com fortes implicações na manutenção dos Programas, particularmente no que diz respeito aos auxílios financeiros a pesquisadores e estudantes. Em síntese, conclui-se que sem o necessário financiamento público serão aprofundadas as disparidades regionais na Pós-Graduação brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

André Rodrigues Guimarães, Universidade Federal do Amapá – Brasil

 Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Brasil; Docente Permanente do Programa de Pós- Graduação em Educação da UNIFAP e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxismo, Trabalho e Políticas Educacionais

Cristiane de Sousa Brito, Universidade Federal do Amapá – Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amapá (PPGED/UNIFAP); Professora da Educação Básica da rede privada de ensino, Brasil; Membro integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxismo, Trabalho e Políticas Educacionais (GEMTE/UNIFAP).

José Almir Brito dos Santos, Universidade Federal do Amapá – Brasil

Doutorando em Educação na Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP); Professor da Educação Básica da rede pública estadual no Amapá, Brasil. Membro integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxismo, Trabalho e Políticas Educacionais (GEMTE/UNIFAP).

Downloads

Publicado

2020-09-07

Como Citar

GUIMARÃES, A. R.; BRITO, C. de S.; DOS SANTOS, J. A. B. EXPANSÃO E FINANCIAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO E DESIGUALDADE REGIONAL NO BRASIL (2002-2018). Práxis Educacional, [S. l.], v. 16, n. 41, p. 47-71, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i41.7244. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7244. Acesso em: 30 nov. 2021.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)