O uso e a apropriação do Squeak Etoys por professores e alunos do projeto uca

Autores

  • Yára Pereira da Costa e Silva Neves
  • Luis Paulo Leopoldo Mercado

Resumo

Este estudo apresenta o relato de uma experiência sobre a formação de professores do Programa um Computador por Aluno (PROUCA) através de um experimento que investigou o processo de aprendizagem que ocorre com o professor em sua prática pedagógica ao se apropriar e utilizar dos recursos do software Squeak Etoys, disponível no laptop educacional. Trata-se de pesquisa participante com abordagem construcionista em uma escola pública municipal, na cidade de Penedo/AL sobre o uso do Squeak. O Squeak Etoys é um ambiente de desenvolvimento e de execução da linguagem Smalltalk 80 e dopadrão ANSI, com características adicionais como som em tempo real, síntese de música, manipulação de imagens, acesso à internet caracterizando-se assim como um ambiente de autoria multimídia. Contempla maiores possibilidadespara que o professor proporcione um ambiente de aprendizagem no qual oaluno se envolva no processo de construir o seu próprio aprendizado de acordo com o seu limite, autonomia e ritmo próprios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

DA COSTA E SILVA NEVES, Y. P.; LEOPOLDO MERCADO, L. P. O uso e a apropriação do Squeak Etoys por professores e alunos do projeto uca. Práxis Educacional, [S. l.], v. 9, n. 14, p. 33-59, 2013. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/727. Acesso em: 17 set. 2021.

Edição

Seção

Dossiê temático