Moodle: influência na gestão curricular, aprendizagens e na satisfação de alunos e professores
Palavras-chave:
B-learning, E-learning, Ensino tradicional, Gestão curricular, Tecnologias da Informação e ComunicaçãoResumo
Este artigo contempla o estudo e análise da influência da utilização das plataformas e-learning na gestão curricular, na aprendizagem e na satisfação de alunos e professores. A problemática construída teve como questão principal de investigação: Será a utilização das plataformas de aprendizagem uma maisvalia no desenvolvimento da gestão curricular, na melhoria das aprendizagens e na satisfação de alunos e professores? Partindo desta questão, efetuou-se umtrabalho exploratório sobre a utilização das plataformas e-learning verificando que a aplicação destas no contexto atual do Sistema de Ensino Português é efetuada em formato de b-learning. Sabendo que o b-learning comporta tecnologiae pedagogia, optou-se por integrar diferentes conceções metodológicas no percurso efetuado, conjugando a perspetiva da análise pedagógica com a dodesenvolvimento tecnológico e a análise quantitativa dos resultados. Assim, foi utilizado o método hipotético – dedutivo, e para a recolha de dados, foi definida como amostra os utilizadores da plataforma Moodle, das escolas do EnsinoSecundário da Região Autônoma da Madeira. Efetuamos a recolha utilizando questionários online e análise documental dos registos das plataformas. Do estudo, concluiu-se que as plataformas de e-learning têm influência positiva na gestão curricular, na aprendizagem e na satisfação. Essa influência depende de múltiplos fatores, destacando-se a escassa utilização da plataforma no trabalhoentre professores; a falta de formação e incentivo para que estes sejam capazes de melhorar a aprendizagem e dinamizar a plataforma. Por último, concluiu-se que existe nas escolas a tecnologia para o ensino em b-learning, mas ainda falta a pedagogia que o distingue.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Práxis Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.