Natureza e fonte dos saberes na docência online: um estudo de caso

Autores

  • Socorro Aparecida Cabral Pereira

Resumo

O presente trabalho se propõe a refletir sobre a natureza efonte dos saberes docentes em ambientes virtuais de aprendizagem, no contexto de um curso de Formação de Tutores em Ensino a Distância (EaD). A abordagem metodológica utilizada foi a etnopesquisaformação(MACEDO, 2004), tendo como método o estudo de caso.Esta metodologia traz como principal característica a importância do pesquisador vivenciar reflexões sobre o processo formativo juntamente com os sujeitos da pesquisa e, assim, potencializar momentos fecundos de formação sobre o que foi observado, percebido e sentido naitinerância ao longo do trabalho. A pesquisa mostra a importância de o docente estar imerso no contexto digital, interagir, questionar e refletir sobre a dinâmica da cibercultura. O estudo também mapeou a natureza desses saberes. São eles: saberes oriundos da experiência comodiscente online; saberes oriundos da experiência online como professor e saberes oriundos das relações estabelecidas com os pares. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de mais investimentos de pesquisa nessa área e, decorrente disso, a construção de um estatuto de conhecimentos sobre a docência online.

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Como Citar

CABRAL PEREIRA, S. A. Natureza e fonte dos saberes na docência online: um estudo de caso. Práxis Educacional, [S. l.], v. 9, n. 14, p. 145-160, 2013. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/734. Acesso em: 28 out. 2021.