A experiência na produção de curtas um minuto contra a dengue em uma escola estadual de Belo Horizonte, MG – protagonismo juvenil em ciências da saúde

Autores

  • Adla Betsaida Martins Teixeira
  • Marcel de Almeida Freitas

Palavras-chave:

Dengue, Juventude, Metodologia de Ensino em Ciências, Recursos Midiáticos na Educação, Saúde Pública

Resumo

Este artigo foca as experiências de produção de curtas-metragens Um Minuto contra a Dengue por estudantes do ensino fundamental e médio de uma escola estadual em Belo Horizonte, Minas Gerais. Tal projeto objetiva informar, formar e empoderar esta parte da população na prevenção e controlede enfermidades, tendo como mote a doença Dengue. A ideia da produção de curtas faz parte de um conjunto de ações educativas efetivadas pelos projetos INCT em Dengue Equipe Educação/UFMG e PIBID Pedagogia/UFMG. O procedimento de coleta de dados para a elaboração dos curtas consiste naformação de grupo de 3 a 4 estudantes (em turmas de 35 alunos) que receberam capacitação em produção de vídeos com bolsistas do PIBIB-Artes. Durante os pilotos dos curtas, os estudantes visitaram exposições de imagens/vídeose observaram a produção de curtas (filmagens de emissoras de televisão local sobre a Escola Pedro II, locus do projeto). As etapas seguintes consistiram em avaliação dos roteiros, captura das imagens, análise da qualidade de imagem e dosom, e principalmente, análise da qualidade da informação científica divulgada nos scripts. Esta associação de práticas educativas permite diálogos entre ensino, pesquisa e extensão e tem como objetivo comum a informação e mudança de comportamento da população jovem com relação à Dengue. Foi escolhida essa faixa etária porque são os que apresentam maior índice de contaminação e óbito por essa doença no Brasil. Além disso, o experimento aposta nos jovens como protagonistas e agentes influentes de mudança de condutas em suas famílias e comunidades imediatas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

MARTINS TEIXEIRA, A. B.; FREITAS, M. de A. A experiência na produção de curtas um minuto contra a dengue em uma escola estadual de Belo Horizonte, MG – protagonismo juvenil em ciências da saúde. Práxis Educacional, [S. l.], v. 9, n. 14, p. 177-188, 2013. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/736. Acesso em: 28 out. 2021.