Significados da educação integral: a experiência dos professores diante da implantação do programa mais educação

Autores

  • Lívia Almeida Figuerêdo
  • Marcelo Silva de Souza Ribeiro

Palavras-chave:

Educação integral, Experiência, Políticas públicas, Prática pedagógica, Significados

Resumo

O presente artigo reflete sobre os significados atribuídos pelos professores à educação integral diante do contexto de implantação do Programa Mais Educação (PME). Considera-se que a experiência dos professores em contato diário com o PME é um importante constituidor dos significados atribuídos por eles à educação integral. Tais significados, por sua vez, norteiam em um movimento cíclico e dialógico os comprometimentos dos professores etnográfica, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e observação participante com professores-colaboradores pertencentes ao quadro efetivo de um colégio estadual do município de Juazeiro-BA. De modo geral, percebeuse na fala dos professores-colaboradores um conhecimento incipiente sobre a educação integral. Além disso, observou-se desarticulação e estranhamento entre os professores da escola e os monitores do PME. Sugere-se então que seja dada maior atenção às experiências que têm se desenrolado cotidianamente nos contextos escolares a partir da implantação do PME, incentivando o comprometimento dos professores com o programa e com a adoção do modelo integral de educação. Salienta-se ainda a urgência de serem mobilizadas estratégias formativas em educação integral para profissionais da educação básica.

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Como Citar

FIGUERÊDO, L. A.; DE SOUZA RIBEIRO, M. S. Significados da educação integral: a experiência dos professores diante da implantação do programa mais educação. Práxis Educacional, [S. l.], v. 9, n. 15, p. 57-77, 2013. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/745. Acesso em: 17 set. 2021.