O coordenador pedagógico e sua identidade profissional

Autores

  • Fabíola Jesus de Souza
  • Graziele Oliveira Seixas
  • Tatyanne Gomes Marques

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo geral analisar o curso de graduação em Pedagogia da Uneb, Campus XVII, Universidade do Estado da Bahia, como referência para a construção da identidade do Coordenador Pedagógico. Especificamente, pretendeu-se conhecer os modelos curriculares que delineiam a formação do Coordenador Pedagógico e, também, descrever a influência da formação desse sujeito na construção da sua identidade profissional. Os autores Franco (2008), Alarcão (2001), Orsolon (2006), Cruz, Castro e Lima (2009), dentre outros, foram imprescindíveis para conhecer a construção da identidade desse profissional.Assim, a pesquisa, de caráter qualitativo, buscou, na análise documental (Projeto do curso de Pedagogia da referida instituição e Diretrizes Curriculares Nacionais para curso de Pedagogia) e nas entrevistas semiestruturadas (com quatro estudantes do último semestre de Pedagogia e quatro Coordenadoras Pedagógicas formadas no referido curso) o alcance de tais objetivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-06-15

Como Citar

DE SOUZA, F. J.; SEIXAS, G. O.; MARQUES, T. G. O coordenador pedagógico e sua identidade profissional. Práxis Educacional, [S. l.], v. 9, n. 15, p. 39-56, 2013. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/747. Acesso em: 17 set. 2021.