Diálogos sobre interculturalidade, conhecimento científico e conhecimentos tradicionais na educação escolar indígena

Autores

  • Paulo de Tássio Borges da Silva
  • Maria Inêz Oliveira Araújo

Palavras-chave:

Conhecimento Científico, Conhecimento Tradicional, Educação Escolar Indígena, Interculturalidade

Resumo

O trabalho objetiva evidenciar os diálogos e problematizar o debate acerca das possíveis interações sobre interculturalidade, conhecimento científico e conhecimentos tradicionais na Educação Escolar Indígena, tendo como principais categorias de análise: Conhecimento Científico, Conhecimentos Tradicionais e Interculturalidade. O texto é oriundo da dissertação de mestrado em educação, intitulada “As Relações de Interculturalidade entre Conhecimento Científico e Conhecimento Tradicional na Escola Estadual Indígena Kijetxawê Zabelê”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. O texto evidencia que as possibilidades dos caminhos de diálogos entre conhecimento científico e conhecimentos tradicionais vêm se construindo na Educação Escolar Indígena a partir da interculturalidade. Neste sentido, os povos indígenas brasileiros vêm construindo em suas escolas, uma prática educativa em que sejam pautados os conhecimentos científicos ocidentais, considerados para estes, como relevantes para se emanciparem da tutela não-indígena; bem como o fortalecimento de suas culturas, inserindo em seus currículos, os saberes tradicionais das etnias que habitam o território brasileiro.

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Publicado

2014-11-30

Como Citar

BORGES DA SILVA, P. de T.; OLIVEIRA ARAÚJO, M. I. Diálogos sobre interculturalidade, conhecimento científico e conhecimentos tradicionais na educação escolar indígena. Práxis Educacional, [S. l.], v. 11, n. 18, p. 153-176, 2014. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/805. Acesso em: 6 dez. 2021.

Edição

Seção

Dossiê temático