Discursos em torno da gestão educacional sobre qualidade da educação
Palavras-chave:
Gestão democrática, Eleição para diretor de escola, Qualidade da educaçãoResumo
Este artigo tem por objetivo analisar discursos construídos em torno da gestão educacional para construção de uma educação de qualidade. Cabe destacar que esse texto está inserido na pesquisa intitulada “eleição para diretor de escola: democratização da gestão educacional no estado da Bahia”. A metodologia utilizada neste texto é de cunho qualitativo em que realizamos análise bibliográfica e documental. Para analisar os dados recorreremos à análise do discurso de linha francesa derivada de Michel Pêcheux, pincelada pelas ideias de Michel Foucault. Como resultados parciais podemos apontar: a) o discurso em torno da qualidade da educação perpassa vários lugares ocupados por sujeitos/instituições, porém o direcionado para a gestão como meio para alcançar a qualidade ganha destaque a partir da década de 1990; b) o sentido atribuído à gestão educacional, sobretudo a gestão democrática da educação, muda de acordo com sujeitos/instituições que o enunciam; c) a eleição para diretor de escola, apesar de ser instrumento importante na construção e consolidação da gestão democrática da educação, não se efetiva por decreto.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.