Perspectivas para formação de professores pós pandemia: um diálogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8361

Palavras-chave:

Educação, Formação, Pandemia

Resumo

Diante do cenário de isolamento social em decorrência de pandemia do COVID-19 buscou-se propiciar diálogos com pesquisadores e professores brasileiros, da área de educação, buscando direcionamentos para educação formal no período. Assim, foi realizada entrevista com a professora Bernardete Angelina, Gatti, pesquisadora de referência no campo de formação de professores. Objetivou-se, nessa atividade, discutir a formação de professores no Brasil, diante do cenário da pandemia, apontando para as possíveis estratégias a serem adotadas por Instituições de Ensino Superior, no âmbito de cursos de formação docente, durante e após a pandemia. A entrevista ocorreu por meio de live, transmitida no site do Youtube, mediada por duas professoras universitárias e transcrita. Gatti discutiu sobre a atuação de estados e municípios frente aos desafios da educação durante o isolamento social, sobre possibilidades de ação das universidades, nesse cenário, avaliou a educação à distância e apontou esse momento como um caminho para repensar a formação de professores no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bernardete Angelina Gatti , Fundação Carlos Chagas – Brasil

Pós-doutorado, Universidade de Montreal - Canadá e Universidade da Pensilvânia – EUA; Doutorado em Psicologia, Universidade de Paris – Denis Diderot - França; Fundação Carlos Chagas (FCC), Conselho Consultivo da Cátedra de Educação Básica do IEA/USP, Conselho Estadual de Educação de São Paulo – Brasil.

Gisele Soares Lemos Shaw, Universidade Federal do Vale do São Francisco – Brasil

Doutorado em Educação em Ciências: química da vida e saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Brasil; Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (PPGDiDes), Núcleo de Pesquisa Educação em Ciências (NPEC) – Brasil.

Jocilene Gordiano Lima Tomaz Pereira, Universidade Federal do Vale do São Francisco – Brasil

Pós-Doutorado em Ciências da Educação, Universidade de Coimbra (UC) - Portugal, Doutorado em Educação, Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Brasil; Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (PPGDiDes), Núcleo de Pesquisa Educação em Ciências (NPEC) – Brasil.

Referências

BRASIL, Ministério da saúde. Sobre a doença. Disponível em https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca, acesso 18/11/2020.

Downloads

Publicado

2021-04-01

Como Citar

GATTI , B. A.; SHAW, G. S. L.; PEREIRA, J. G. L. T. Perspectivas para formação de professores pós pandemia: um diálogo. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 45, p. 511-535, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i45.8361. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8361. Acesso em: 19 abr. 2024.