A autonomia na aprendizagem e a educação e aprendizagem ao longo da vida: a importância dos fatores sociológicos
Palavras-chave:
Autonomia na aprendizagem, Aprendizagem autodirigida, Aprendizagem ao longo da vida, Educação de adultosResumo
Neste artigo, de natureza teórica, apresenta-se uma revisão das principais razões de ordem sociológica, que fundamentam a importância da promoção ativa da autonomia na aprendizagem ou aprendizagem autodirigida numa perspetiva de educação e ao longo da vida, relacionadas com as transformações científicas e tecnológicas, as mudanças económicas e políticas e as alterações nos padrões tradicionais de trabalho. Para além de se apontarem os factores sociológicos subjacentes à grande valorização do conceito de autonomia na aprendizagem na sociedade contemporânea, também se discutem as origens e significado dos conceitos de sociedade de aprendizagem, educação ao longo da vida e aprendizagem ao longo da vida, os quais se encontram intrinsecamente ligados ao primeiro.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.