O itinerário investigativo: a etnopesquisa crítica/formação

Autores

  • Maria da Conceição Alves Ferreira
  • Talamira Taita Rodrigues Brito

Palavras-chave:

Etnopesquisa-crítica/formação, Pesquisa qualitativa, Itinerários formativos

Resumo

Trata-se uma apresentação da etnopesquisa crítica/formação como uma possibilidade metodológica para as pesquisas de abordagem qualitativa. Explicita a origem dos conceitos, os teóricos que sustentam esse tipo de pesquisa, o itinerário que sustenta as análises, que mobiliza os olhares para o campo de pesquisa e as possibilidades, propriedades e critérios que devemos ter para compor um ambiente de rigor que os estudos etnográficos apresentam. O objetivo é, portanto, contribuir para o adensamento de reflexões, práticas em pesquisas que se preocupem em entender os movimentos da horizontalidade nos grupos sociais nas mais diversas áreas do conhecimento, em especial, na educação ajudando constituir outros olhares sobre a formação de professores. 

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Publicado

2014-12-12

Como Citar

ALVES FERREIRA, M. da C.; RODRIGUES BRITO, T. T. O itinerário investigativo: a etnopesquisa crítica/formação. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 11, n. 20, p. 311-332, 2014. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/852. Acesso em: 26 abr. 2024.