Diálogos formativos entre pedagogia da cooperação e desenvolvimento profissional docente

Autores

  • Cláudia Almada Leite
  • Helena Amaral da Fontoura

Palavras-chave:

Diálogos formativos, Desenvolvimento profissional docente, Pedagogia da cooperação

Resumo

A Pedagogia da Cooperação é um conjunto de princípios, processos, procedimentos e práticas, que podem orientar o profissional de educação que pretenda trabalhar na linha da aprendizagem cooperativa, pois trabalha com metodologias que motivam e desenvolvem a integração e cooperação. A presente pesquisa é parte integrante de uma dissertação de Mestrado em Educação em uma instituição pública no estado do Rio de Janeiro que objetivou investigar as possibilidades da aplicação da Pedagogia da Cooperação na prática docente, analisar esta pedagogia como instrumento de fortalecimento da capacidade argumentativa e discutir uma sequência de processos para um aprendizado mais dinâmico e cooperativo em sala de aula. A metodologia foi realizada através de pesquisa exploratória numa abordagem qualitativa buscando estabelecer um diálogo junto aos professores participantes da Residência Pedagógica na instituição. Focamos na possibilidade do uso dos Jogos Cooperativos, do Diálogo, e da Comunicação não-violenta (CNV) que são processos da Pedagogia da Cooperação que podem ser aplicados pelos educadores para desenvolver a criatividade e a cooperação entre os educandos, visando às metas coletivas e não apenas individuais. A pesquisa tem como referencial teórico as contribuições de Brotto com o conceito de Pedagogia da Cooperação; Vigotski com os conceitos de vivência e Zona de Desenvolvimento Iminente, e García sobre Desenvolvimento Profissional Docente. Buscamos contribuir para ampliar as concepções de ensino referenciadas em práticas docentes cooperativas e participativas.

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Publicado

2015-10-28

Como Citar

LEITE, C. A.; DA FONTOURA, H. A. Diálogos formativos entre pedagogia da cooperação e desenvolvimento profissional docente. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 12, n. 21, p. 75-102, 2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/862. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático