Formação continuada de gestores educacionais na rede municipal de Vitória da Conquista - BA (2009 -2012)
Palavras-chave:
Formação continuada, Gestão educacional, Políticas educacionais, Vitória da ConquistaResumo
O presente artigo aborda resultados da pesquisa realizada no ano de 2012, intitulada: Análise das políticas públicas educacionais implementadas no contexto das escolas municipais de Vitória da Conquista – BA, como recorte temporal dos anos de 2009 a 2012. O objetivo foi de investigar os avanços e os retrocessos obtidos nesse período com as políticas públicas educacionais implementadas pelo referido município. Neste artigo, apresentam-se os dados referentes à formação continuada dos gestores educacionais. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, com uso de entrevistas e questionário com perguntas semiestruturadas. Participaram como sujeitos a equipe gestora da Secretaria Municipal de Educação - SMED e das escolas municipais, além de professores. A pesquisa foi realizada em oito (8) escolas municipais, sendo quatro (4) da zona urbana e quatro (4) da zona rural. O critério de escolha foi o de –maior porte - das escolas da rede municipal. Para análise dos dados utilizou-se como método o materialismo histórico dialético, com base em Kosik (1997). Os dados evidenciaram que os gestores educacionais do município são, em sua maioria, oriundos de famílias de classe popular, do sexo feminino e mais de 90% tem formação em curso superior. Na perspectiva do alcance de uma gestão democrática, a SMED oferece cursos de formação continuada, entretanto, verificou-se que a gestão democrático-participativa, com base em pressupostos teóricos legais ainda não se concretiza, e por isso, os gestores não apresentam comprometimento efetivo, de maneira que a formação continuada se converta em base-referencial para a implementação de uma gestão exercida de modo participativo-democrática em todo o âmbito escolar.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.