Aproximações entre curadoria digital e CAQDAS: uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8809

Palavras-chave:

Curadoria Digital, CAQDAS, Pesquisa Qualitativa

Resumo

Este artigo propõe contribuir para a reflexão sobre o processo de curadoria digital, no intuito de discorrer sobre algumas das principais concepções sobre curadoria digital em diferentes contextos, tanto por autores brasileiros quanto estrangeiros, de modo a elucidar e aproximar o tema na organização e gestão de dados em Computer Assisted Qualitative Data Analysis Software (CAQDAS). Para alcançar tal objetivo, esta pesquisa se utilizou de metodologia qualitativa de cunho descritivo, possibilitada por uma revisão sistemática da literatura de trabalhos científicos sobre o tema da curadoria digital, a partir de buscas em uma base de dados acadêmicas (Scopus) e em uma base da literatura cinzenta (Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES). Como resultados, constatou-se que as concepções sobre curadoria digital convergem para diferentes práticas de curadoria de conteúdo, curadoria digital de dados de pesquisa ou eScience e curadoria digital. Também constatou-se que a curadoria digital pode ser aplicada em diferentes contextos, como bases de dados colaborativas, redes sociais, repositórios, gerenciadores de dados qualitativos, preservação do acervo de objetos culturais digitais, além da organização de dados qualitativos em CAQDAS e também como proposta metodológica no processo de ensino.

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Biografia do Autor

Katia Alexandra de Godoi e Silva, Universidade Anhanguera Uniderp / Universidade Pitágoras Unopar – Brasil

Pós-doutoranda no Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro (Portugal). Doutora em Educação e Currículo pela PUC-SP. Docente do Programa de Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias – Unopar e do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática – Uniderp.

António Pedro Costa, Universidade de Aveiro – Portugal

Doutor em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro. Investigador do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), Departamento de Educação e de Psicologia, da mesma universidade. Investigador do software webQDA. Coordenador do Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ).

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Publicado

2021-09-01

Como Citar

SILVA, K. A. de G. e .; COSTA, A. P. Aproximações entre curadoria digital e CAQDAS: uma revisão sistemática de literatura. Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 48, p. 1-24, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.8809. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8809. Acesso em: 18 set. 2021.