Educação e imigração: oficinas interculturais como dispositivos para apoiar a participação das famílias imigrantes

Autores

  • Graça dos Santos Costa

Palavras-chave:

Educação, Imigração, Família e escola

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar alguns resultados da pesquisa “Diálogo família escola em contexto de diversidade”, cujo objetivo foi analisar as formas de comunicação entre famílias imigrantes e escola, para alcançar o apoio educativo dos/as alunos/as imigrantes na Espanha. Trata-se de uma pesquisa que utiliza uma epistemologia qualitativa, por meio do estudo de caso com enfoque participativo. Utilizamos como instrumentos de coleta de informações a oficina formativa/investigativa e a entrevista semiestruturada. Apresenta-se aqui a experiência formativa e investigativa das oficinas interculturais como dispositivo para apoiar as famílias em contexto de imigração. Discute os resultados da citada experiência, ressaltando algumas pistas para fomentar a participação das famílias nas escolas em contexto de imigração. Uma pesquisa desta natureza se faz relevante dentro das políticas globais, nacional e local, para todo programa que busque a igualdade de oportunidades em contexto de diversidades/desigualdades culturais, na medida em que contribui para um projeto educativo igualitário.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2015-11-02

Como Citar

DOS SANTOS COSTA, G. . Educação e imigração: oficinas interculturais como dispositivos para apoiar a participação das famílias imigrantes. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 12, n. 22, p. 39-61, 2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/882. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático