Experiencias desde la formación del alumnado de Ingeniería: historias de vida

Autores

  • Alicia Cid Reborido
  • Sandra Martínez Pérez

Palavras-chave:

História de vida, Formação integral, Resiliência, Gênero, Sentimentos

Resumo

Na Universidade Autônoma Metropolitana, unidade de Azcapotzalco, México, se levou a cabo (outono de 2013) a nova implementação de um novo tronco inter e multidisciplinar (TIM), na  Divisão de Ciências Básicas e Engenharia, dos planos e programas de estudo das dez graduações em Engenharia, às qual busca a formação integral do alunado. No interior do tronco fornece-se até data um curso eletivo chamado "Poder e Gênero", cujo objetivo é que os alunos sejam capazes de ser vistos de uma perspectiva de gênero em suas vidas diárias, com impacto sobre a seu crescimento interno e, por sua vez, que isso se reflita nas tarefas da vida diária a partir de tolerância e empatia para a tomada de decisão e as relações com o seu ambiente e família. Como parte do processo e, portanto, a metodologia consistiu em desenvolver a sua história de vida durante o curso, a qual nas palavras dos estudantes criou uma conscientização e valorização da dimensão humana, uma mudança de paradigma para a tolerância entre os sexos, dentro e fora da universidade, o que equidade, além de emoções e sentimentos humanos têm ressurgido sem medo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2015-11-11

Como Citar

REBORIDO, A. C.; PÉREZ, S. M. Experiencias desde la formación del alumnado de Ingeniería: historias de vida. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 12, n. 22, p. 63-80, 2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/883. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático