Da fragmentação crítica à crítica da fragmentação: uma análise do ensino do esporte na formação de professores de educação física
Palavras-chave:
Educação física, Ensino, EsporteResumo
O presente artigo aborda a relação Educação-Esporte e analisa o ensino desse conhecimento na formação de professores de Educação Física. Apresenta como objeto de estudo as proposições que organizam o ensino do esporte nos cursos superiores por disciplinas/modalidades. Objetiva contribuir com a elaboração de referenciais teóricos superadores da fragmentação do conhecimento do esporte na formação de professores de Educação Física, fornecendo elementos acadêmicos e científicos para a qualificação imediata dos alunos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que apresenta os seguintes estágios: a) Definição da problemática da pesquisa; b) Elaboração do plano de trabalho; c) Localização e obtenção do material; d) Definição do método de organização e análise; e) Análise e interpretação; e, f) Síntese da investigação. A análise e interpretação feitas neste artigo estabelecem as conexões, as contradições e as possibilidades de superar a fragmentação do esporte na formação de professores. Identifica também que as propostas que tratam o esporte por modalidades específicas apresentam elementos superadores, como a necessidade de crítica ao privilégio do mecanicismo, o ensino através de métodos e teorias críticas, bem como a necessidade de ir além da técnica. Porém, ficam restritas aos limites da fragmentação em disciplinas/modalidades isoladas. Conclui-se que é necessário considerar o ensino do esporte em sua essência e a partir da totalidade, libertando-o das amarras da fragmentação e da reprodução acrítica dos gestos técnicos e conduzindo-o para uma organização complexa de seus conhecimentos.
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