A indisciplina nas aulas de um programa esportivo social: a visão de coordenadores e monitores

Autores

  • Ariadne Regina Amorim Baicere
  • Raquel Stoilov Pereira
  • Evando Carlos Moreira

Palavras-chave:

Programa esportivo social, Indisciplina, Monitores e coordenadores

Resumo

Este artigo teve como objetivo identificar como coordenadores e monitores de um programa esportivo social lidam com a indisciplina dos alunos durante as aulas. Esta pesquisa descritiva com abordagem qualitativa ocorreu em 15 dos 30 núcleos do Programa Segundo Tempo no município de Cuiabá, Mato Grosso. Participaram desta pesquisa 13 coordenadores e 29 monitores desses núcleos. Como instrumento de pesquisa elaborou-se um questionário destinado aos coordenadores e monitores. Dentre as constatações desta pesquisa, destacamos que 46% dos coordenadores e 48% dos monitores disseram que se deparam com a indisciplina durante as aulas, sempre ou na maioria das aulas. Além disso, 35,14% dos coordenadores e 26,14% dos monitores apontaram as brigas entre os alunos como uma das situações de indisciplina mais presentes durante as aulas. Destacamos ainda que 52,38% dos coordenadores e 65,63% dos monitores lidam com a indisciplina desses alunos a partir do diálogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2016-02-12

Como Citar

AMORIM BAICERE, A. R.; PEREIRA, R. S.; MOREIRA, E. C. A indisciplina nas aulas de um programa esportivo social: a visão de coordenadores e monitores. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 12, n. 23, p. 83-106, 2016. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/907. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático